Plumatex prova que 40 anos fortaleceram sua presença no mercado
O ano de 2024 foi de muita comemoração e novidades para a Plumatex, que completou quatro décadas de trabalho, repaginou uma de suas marcas e lançou diversos produtos

Quando se chega a 40 anos de mercado existem muitos motivos para comemorar e muito trabalho a ser feito para continuar a trajetória de sucesso, e é exatamente isso que a Plumatex fez ao longo do ano de 2024.
Fundada em 1984, possui cinco fábricas de colchões próprias espalhadas pelo país, nos estados de Goiás, Bahia, Paraíba, Maranhão e Rio de Janeiro, além de uma fábrica terceirizada em Santa Catarina.

É importante saber que a Plumatex é uma das fabricantes de colchão brasileiras com uma das estruturas mais modernas e com constantes investimentos em tecnologia. O Grupo Plumatex conta com três marcas próprias em seu portfólio: Unique, Plumatex e Smart, mas também é o fabricante exclusivo dos colchões da marca Sealy aqui no Brasil.
Com todas essas fábricas e marcas fica mais fácil de entender por que a Plumatex tem presença importante em quase todo o território nacional, com exceção da região Norte, em que sua atuação se concentra no Pará.
A empresa tem capacidade para produzir 4,5 mil colchões por dia e 4 mil bases de cama e acessórios como travesseiros.
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Uma das grandes novidades da Plumatex nessa comemoração de 40 anos foi o rebranding pelo qual passou a Unique, posicionada como marca premium do grupo, direcionada ao público da classe B. Nesse processo de rebranding, a Unique passou por uma reestilização de sua marca já que “já estava datada e não conversava mais com os produtos e com seu posicionamento de mercado, que entrega colchões de qualidade premium com preços mais acessíveis”, explicou a Plumatex. De acordo com as projeções, essa modernização da Unique, juntamente com seu processo de expansão, deve contribuir com crescimento de 12% nas vendas do Grupo Plumatex em 2024.

Assim, o Grupo Plumatex consegue atuar com os mais variados públicos com suas diferentes marcas, cada uma pensada para um perfil de consumidor. A Sealy, por exemplo, é destinada à classe A, ofertando exclusividade, requinte, tecnologia e o reconhecimento mundial da marca americana. Seus produtos são vendidos em lojas especializadas em colchão.
A marca Plumatex é voltada aos consumidores das classes C e D, com produtos vendidos em lojas de móveis a um preço bem acessível. E a Smart é a marca destinada aos produtos de entrada, aqueles cujo preço é seu principal diferencial competitivo, voltados aos consumidores da classe D/E.
Outro diferencial das marcas do Grupo Plumatex é a atualização constante de seus produtos para que os lojistas tenham sempre colchões e acessórios modernos e alinhados às expectativas dos consumidores. Além disso, o Grupo também prioriza o desenvolvimento da sua equipe de representantes com o apoio do UNISONHO – programa de treinamento que atende lojistas e vendedores, aprimorando suas habilidades e conhecimentos.
Outro ponto que está ajudando no crescimento da Plumatex é o seu projeto de lojas exclusivas, chamadas Lojas Premium Plumatex, criadas para a revenda das marcas do Grupo. Atualmente são 75 lojas com o projeto desenhado para que o empreendedor tenha o menor investimento possível e consiga recuperá-lo em até 8 meses, um prazo considerado excepcional no mercado varejista.