Muito mais do que uma loja, um verdadeiro santuário do sono
Conheça a história de tradição e identidade que faz da Loja dos Sonhos destaque em Sorocaba

Para começar a contar essa história precisamos voltar para 1977, quando Rodolfo Cunha, um jovem pai de família, estava em busca de emprego e foi contratado por uma marca de colchões. O rapaz, que na época não possuía nenhuma experiência no ramo, aprendeu muito nesse novo trabalho e se descobriu um ótimo vendedor. Vinte anos se passaram e, o que inicialmente era só um emprego, se tornou uma longa experiência na área e despertou em Rodolfo uma paixão por colchões. Foi então que, em 1997, ele decidiu que era hora de se aposentar da indústria e abrir sua própria loja, a Michelucci Colchões.

Em paralelo com a história de Rodolfo, entra a história de seu filho que, não por coincidência, carrega o mesmo nome que ele. O menino, que possuía apenas sete anos quando o pai conseguiu o primeiro emprego na indústria de colchões, vinte anos depois, aos 27, acabou assumindo o lugar dele quando o pai se aposentou. E, enquanto Rodolfo pai tocava sua pequena loja de colchões, Rodolfo filho iniciava sua carreira na mesma empresa que o pai trabalhou.
E o cruzamento de histórias entre pai e filho não para por aí. Em 2007, a indústria em que Rodolfo (filho) trabalhava desenvolveu uma nova estratégia de expansão e o convidou a montar uma loja exclusiva. Foi assim que em 2008 os dois viraram sócios da Michelucci Colchões e começaram a expandir a loja pela região de Sorocaba (SP). “Em 2010 já estávamos com 4 lojas e pretendíamos continuar expandindo nossos empreendimentos”, relembra Rodolfo (filho). No entanto, o falecimento de seu pai o pegou desprevenido e o fez recalcular a rota. “Sem ele, eu precisava de outro sócio. Foi quando minha irmã, Márcia, decidiu se juntar a mim para ajudar a tocar os negócios da família”, continua o empresário.
Em 2014 os dois irmãos decidiram que era a hora de dar um passo a mais e transformaram a loja, que até então trabalhava com apenas uma marca, em uma multimarcas, mudando seu nome para Loja dos Sonhos. E essa mudança resultou em um sucesso certeiro. Em 10 anos a rede abriu 12 lojas, todas em Sorocaba. Além disso, os irmãos também gerenciam a Viasogni, uma administradora de mais 11 lojas exclusivas de uma marca, com filiais em Sorocaba e em toda a sua região metropolitana.
Para Rodolfo, é justamente toda essa trajetória trilhada por seu pai, por ele e por sua irmã que trazem o diferencial de suas lojas. “Nosso principal diferencial é nossa história, nossa tradição, nossa identidade e o respeito que temos por nossos clientes”, comenta. “Todas as nossas lojas são muito bem localizadas, dentro de um determinado padrão. Além disso, sempre fazemos uma curadoria dos melhores produtos do mercado para colocar só as opções de maior qualidade em nosso portfólio”, enfatiza o empresário.
Outro diferencial que rende destaque à loja é sua entrega própria, conhecida na cidade pela rapidez e pela agilidade. “Temos cinco equipes de entrega, todos funcionários registrados, treinados, para que a experiência dos nossos clientes ultrapasse o ótimo atendimento na hora da compra”, reitera Rodolfo. Atualmente, a Loja dos Sonhos trabalha com marcas como: Probel, PIKOLIN, Mannes, Apolospuma, Anjos, Dedicasse, Tempur e Stearns & Foster. Seu portfólio de produtos também vai além dos colchões, visando oferecer aos clientes uma experiência de sono completa e de qualidade. “Trabalhamos com roupas de cama, protetores de colchões, uma grande variedade de travesseiros e opções de camas e cabeceiras”, comenta o proprietário.
“Eu acredito que a tecnologia faz a diferença na vida de quem compra colchões, especialmente em relação à melhor adequação ortopédica e maior durabilidade”.
Com um ticket médio de R$ 3.500,00, a rede preza por produtos modernos e tecnológicos, sempre com o objetivo de entregar aos seus clientes o melhor que há no mercado. “Priorizamos trabalhar com marcas que utilizam as máquinas mais modernas do mundo com relação à fabricação de molas ensacadas, o que eu julgo como os melhores molejos, principalmente pelo processo de têmpera, que ocorre no fio de aço antes de se transformar em molas e não depois que a mola está pronta, como a grande maioria faz”, observa Rodolfo.
“Eu acredito que a tecnologia faz a diferença na vida de quem compra colchões, especialmente em relação à melhor adequação ortopédica e maior durabilidade”, explica, acrescentando que por esse motivo preza por produtos que possuam tratamentos tecnológicos nos tecidos, ou diferenciais como fios de cobre, cápsulas de óleo de Argan e fios de grafeno. “Essas tecnologias realmente ajudam a melhorar a qualidade de vida dos clientes”, enfatiza.

Já quando o assunto é e-commerce, Rodolfo comenta que eles decidiram não trabalhar no canal de vendas online, pois acreditam que é essencial que os clientes frequentem as lojas físicas para passarem por uma experiência de compra completa e diferenciada. “Acredito que os clientes precisam ir à loja, receber um atendimento olho no olho e conhecer pessoalmente as opções, podendo tocá-las e experimentá-las”, elucida.
Outro ponto enfatizado pelo empresário é a preocupação da rede com a sustentabilidade, o que faz com que eles estejam constantemente revendo suas práticas para se tornar cada vez mais eco friendly. “Uma das práticas que já está em ação na Loja dos Sonhos é a retirada dos colchões usados pelos clientes e que, muitas vezes, são descartados de forma incorreta. Fazemos isso sem custo e, posteriormente, doamos esses itens para diversas entidades”, comenta.
Por fim, Rodolfo enfatiza que o maior propósito da loja é satisfazer os clientes em todos os aspectos, oferecendo um verdadeiro santuário do sono. “E, claro, pretendemos continuar crescendo nos próximos anos e ganhando cada vez mais espaço no mercado”, finaliza o empreendedor.