“Oceano dos Sonhos” leva tecnologia ao consumidor
Empresa lançou dois colchões revestidos com tecidos criados com fibras produzidas a partir da reciclagem de garrafas PET retiradas dos oceanos

Em 2023 a Ortobom lançou uma campanha que combina perfeitamente com as ações de ESG que vem sendo feitas em suas fábricas, a “Oceano dos Sonhos”. O objetivo dessa campanha é alertar para a urgência da limpeza dos mares e oceanos, com destaque para dois colchões: Liberty e Only, que possuem revestimento feito em tecido criado com fibras produzidas a partir da reciclagem de garrafas PET tiradas dos oceanos.
O processo de fabricação do novo tecido foi desenvolvido pela UNIFI, empresa multinacional que criou as fibras recicladas “REPREVE Our Ocean”. A Ortobom, por sua vez, usa sua tecnologia Oceancare, para criar tecidos que mantém toda aparência, estrutura e propriedades dos fios, substituindo as antigas matérias-primas pelas fibras de garrafas PET.
Para cada colchão revestido com o tecido de fibra reciclável, são utilizadas cerca de 23 garrafas PET descartadas incorretamente próximas às costas dos oceanos. De acordo com Dauro Bucci, diretor de Inovação e Processos, a expectativa é contribuir para a redução do impacto ambiental com a reciclagem de toneladas de garrafas. “A utilização de materiais recicláveis, como as garrafas PET, reduz a emissão de gases de efeito estufa e a quantidade de resíduos nos mares, além de diminuir a necessidade de extrair novos recursos naturais”, explica.
Dauro Bucci ainda garante que os consumidores não estão pagando a mais por essa tecnologia, pois o valor do colchão não sofre alterações. “Ele é comercializado no site e em todas as lojas da Ortobom espalhadas pelo país. O Liberty, inclusive, vem sendo muito bem aceito pelos consumidores e o Only segue o conceito de bed-in-a-box”, finaliza.