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Dormir faz bem à saúde e a sustentabilidade também

Passalacqua mostra que está colocando em prática várias ações de ESG e incentiva seu consumidor e parceiros a entenderem mais sobre a importância do sono com podcast

Provando que o setor colchoeiro está evoluído em relação às práticas ESG, temos mais um exemplo de fabricante de colchões, a Passalacqua. A empresa vem se destacando por usar insumos e matérias-primas sustentáveis na fabricação de espumas e colchões, além de fazer reaproveitamento da água da chuva e diversas outras ações que englobam o conceito ESG.

De acordo com Roberta Passalacqua, diretora de produto e desenvolvimento, a Passalacqua Indústria vem implementando diversas ações alinhadas aos princípios ESG para promover a sustentabilidade e a responsabilidade social. “Nós fazemos a coleta da água da chuva para usá-la na limpeza da fábrica, separamos e vendemos os descartes fabris para empresas de reciclagem e somos parceiros de empresas e fornecedores que comungam dos conceitos de ESG aplicados”, exemplifica.

Quanto ao uso de matérias-primas sustentáveis e insumos reciclados, a diretora lista alguns materiais que já foram incorporados aos produtos da Passalacqua Colchões. “Utilizamos o bio óleo, plástico micronizado, borracha micronizada, insumos no fogging (que não formam névoa), tecidos com fios feitos de PET, embalagens recicladas, retalhos de espumas flocadas, dentre outros”, afirma, destacando que há dois anos a Passalacqua Indústria iniciou um projeto de desenvolvimento de espumas sustentáveis para a elaboração de colchões e espumas industriais. “Em janeiro deste ano fizemos o lançamento da marca Bio Techx na área industrial, e em julho o lançamento de colchões com conceito sustentável”, relata. Ela ainda aproveita para falar que foi a partir do curso “Trilha de Aprendizado ESG: um caminho sem volta”, promovido pelo Instituto Impulso e pela Abicol, que eles se deram conta de que os conceitos de ESG já faziam parte do DNA da empresa e a cultura já estava implementada.

Social e Governança

O podcast Dormir Faz Bem divulga diversas informações sobre sono e saúde sob o comando de Cristian Burigo

Roberta Passalacqua conta que a empresa destina verbas para projetos esportivos com crianças carentes, realiza podcast com profissionais de diversas áreas, divulga em redes sociais informações sobre saúde, esporte e bem-estar. Ela ainda menciona que são feitos treinamentos para os colaboradores, reforçando sempre os conceitos de ESG, cuidados com a saúde e capacitação.

“O podcast Dormir Faz Bem é uma forma de manter um contato mais próximo com nossos clientes e colaboradores, promovendo a divulgação de informações sobre sono e saúde. Esse projeto vai continuar em 2025 por conta da importância de todo o conteúdo trabalhado nele e as entrevistas com especialistas nesses assuntos que ajudam a esclarecer alguns pontos que podem nos beneficiar no dia a dia”, pontua a diretora.

“O podcast Dormir Faz Bem é uma forma de manter um contato mais próximo com nossos clientes e colaboradores ”
A Passalacqua realiza diversos treinamentos com seus funcionários com o objetivo de enraizar a cultura ESG

Sobre ações de governança, Roberta afirma que a Passalacqua usa da ética e transparência. “A empresa mantém uma governança sólida e transparente, com políticas claras para garantir a ética em todas as suas operações. Realizamos monitoramento de processos através de indicadores e reuniões diárias de tomadas de decisões operacionais de forma horizontal e participativa”.

A importância das ações ESG

Quando perguntada sobre a importância de implementar essas ações na indústria, Roberta Passalacqua faz questão de elencar os fatores que estão ligados diretamente a isso e se tornam aspectos fundamentais dentro da empresa. “Implementar essas ações traz benefícios significativos tanto para a empresa quanto para a sociedade, como pode ser observado no quadro a seguir”:

Redução de Impacto Ambiental
Preservação dos Recursos Naturais: Adoção de práticas como a redução de resíduos e uso consciente de energia e água, ajudam a conservar os recursos naturais e a reduzir a degradação ambiental.

Fortalecimento da Reputação e Imagem da Marca
Valorização da Marca: Empresas que demonstram compromisso com ESG tendem a atrair a confiança e a lealdade de clientes, investidores e parceiros, aumentando seu valor no mercado.
Vantagem Competitiva: Cada vez mais, consumidores e investidores buscam empresas comprometidas com práticas responsáveis, o que cria uma vantagem competitiva.

Atração e Retenção de Talentos
Engajamento dos Colaboradores: Funcionários tendem a se sentir mais orgulhosos e motivados ao trabalhar em uma empresa com valores alinhados à sustentabilidade e responsabilidade social.
Desenvolvimento de Cultura Corporativa Positiva: Empresas sustentáveis constroem um ambiente de trabalho ético e inclusivo, que promove o bem-estar e o desenvolvimento dos funcionários.

Economia e Eficiência Operacional
Redução de Custos: Práticas de economia circular, como reciclagem, reutilização e eficiência energética, podem reduzir os custos operacionais, otimizando o uso de materiais e energia.
Gestão de Riscos: Práticas ESG ajudam a identificar e mitigar riscos relacionados a questões ambientais, sociais e regulatórias, promovendo uma gestão mais resiliente.


Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável da Sociedade
Impacto Social Positivo: Ao investir em iniciativas que promovem inclusão, diversidade e responsabilidade social, as empresas ajudam a construir comunidades mais fortes e equitativas.
Conscientização e Influência Positiva: Empresas podem educar e inspirar clientes, parceiros e outras partes interessadas, ampliando o alcance das práticas sustentáveis para além da organização.

E, para finalizar, a diretora de produto e desenvolvimento da Passalacqua aponta 6 ações práticas para que as indústrias colchoeiras nacionais contribuam para uma economia circular:

  1. Uso de Materiais Sustentáveis e Recicláveis.
  2. Design para Durabilidade e Reutilização.
  3. Programas de Logística Reversa e Reciclagem.
  4. Educação e Conscientização de Funcionários, Clientes e Consumidores.
  5. Parcerias com Organizações de Reciclagem e Startups de Economia Circular.
  6. Certificações e Padrões Ambientais.